Blog do Del – Mundo Ufo

Conheça mais sobre o mundo ufo com o escritor extradimensional Fábio Del Santoro

Um caça perseguido por um ovni? Ou efeito Lens- Flare?


Efeito lens flare ou ovni se aproximando do caça?

Todos os dias, as pessoas que pesquisam fatos inusitados ocorridos em todo o mundo se deparam com coisas estranhas. Eu sou uma destas pessoas.  

As vezes, a avaliação de eventos ocorridos aqui mesmo na Terra, em nossa dimensão, são mais  difíceis de avaliar. O material que você vai ver a seguir foi colhido segundo a fonte na cidade de Itanhaem, litoral sul de São Paulo, Brasil. Cidade  que faz parte de  uma região com vasto acervo de aparições ufológicas.

Perceba que a pessoa que filmou foca o avião caça que passa relativamente em baixa altitude. Antes, vamos entender o que é o efeito Lens Flare, que nada mais é do que  o nome do efeito produzido pelas lentes das câmeras quando refratam a luz de um ponto bem

luminoso, gerando um “defeito” no filme que concebemos como normal. No caso do filme a seguir, temos o aparecimento deste ponto luminoso após o movimento da camera que flagra o avião caça em direção ao Sol.


Até aí, tudo bem. O problema é que este ponto luminoso faz uma curva bastante acentuada em determinado momento da filmagem que não se aplica em movimentos lens flare, que geralmente são movimentos duros e retos, caso não sejam feitos em computador. Ah, este efeito também pode ser feito em computador, mas não acho que se aplica a este caso.   Não vamos esquecer que aviões caça representam a segurança nacional. Os radares mais sofisticados encontrados em vários países do mundo são os primeiros a detectar ovnis (quando eles se deixam aparecer) e os caças são os primeiros a levantar voo para averiguar o ocorrido. Deixo para os especialistas a resposta para este enigma.

Objeto faz a curva em direção ao caça ou simples efeito?



4 comments on “Um caça perseguido por um ovni? Ou efeito Lens- Flare?

  1. Sérgio da Silva
    1 de December de 2014

    Eu não sou fotografo profissional ,mas gosto de uma câmara . No dia 27/01/2014 era horário de verão ,eu com a maquina na mão ,olhei para o céu e vi lua e a achei interessante devido a sua forma, comecei a filma-la ,filmei por alguns segundo porque não gosto de vídeos longos, pois fica difícil pra historiar, mas quando fui assistir o vídeo que tinha feito da lua, tive uma surpresa porque no principio do vídeo, notei que um brilho passara próximo da lua numa velocidade fantástica, ao fazer um historíiamento de quadros de vídeo, não acreditei, mas esta gravado em vídeo, a coisa que passa próximo da lua tem o formato de uma ferradura, e nas duas pontas ele brilha e também da ver que apesar da velocidade fantástica, ele gira,em cada quadro, ele esta numa posição diferente,se vocês acharem conveniente eu posso lhes enviar uma copia, este acontecimento se deu em Juiz de fora /mg.

    Obrigado Sérgio

  2. Dri
    3 de August de 2010

    Del,
    Não sou expert, mas à primeira vista, descarto a possibilidade de “lens flare”.
    Posso estar enganada, mas acho que trata-se de computação gráfica.
    Não sei.. A bola de luz não me pareceu pertencer ao ambiente do cenário.. algo um pouco tosco.
    Vou dar uma olhada mais atenta e voltarei aqui, para dar a minha opinião.

    • Fábio Del Santoro
      4 de August de 2010

      Pois é Dri, a filmagem toda é um pouco tosca. Parece algo bem precário, filmado por um celular. Mas entendo também que não seria uma boa experiência ter um quadro todo com baixa resolução e uma bola de luz em alta, feita em computação. Seria muito fácil de ser descoberto como fraude. Como disse, hoje em dia tudo é possível. Vamos aguardar mais detalhes. Quem sabe alguém nos traz alguma novidade sobre a avaliação deste caso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: